O porquê de ter uma cozinha com ilha

O porquê de ter uma cozinha com ilha

Totalmente funcional, prática e moderna a cozinha com ilha é uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas. Ela funciona como uma bancada que fica no centro da cozinha, permitindo a divisão de tarefas em diferentes pontos do cômodo.

Esse tipo de projeto também é ideal para solucionar o meio perdido que pode existir na cozinha, com muita graça e sofisticação. Pode até ser um espaço conveniente para sentar e fazer refeições rápidas.

Dicas para planejar uma cozinha com ilha

Para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada e você consiga tirar o melhor proveito possível do espaço existente, é preciso se atentar a algumas dicas.

Pense na função da ilha na sua cozinha

Uma mesa de almoço com cadeiras bacanas e retangulares pode servir como uma espécie de ilha para a sua cozinha. Mas você pode deixá-la ainda mais prática e agregar o seu fogão, utensílios e até gavetas a ela. Dependendo das suas necessidades específicas, a ilha pode funcionar como parte integral da área de trabalho. Ou ainda servir como uma divisória entre a cozinha e a sala.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaEscolha os equipamentos que vão para a ilha

Se for instalar um fogão do tipo cooktop, considere colocar prateleiras móveis ou gavetas abaixo do fogão para guardar potes e panelas. Além disso, lembre-se de planejar a parte mecânica necessária para o funcionamento das bocas ou da pia no meio da cozinha. Para a pia você vai precisar de canos de água. Para o fogão um sistema de exaustão acima ou abaixo. Os encanamentos e o sistema de gás abaixo requerem a abertura do chão.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaLeve em consideração os armários

O mais importante é que deve haver espaço o suficiente entre a ilha e outras superfícies de trabalho. Esse espaço permite a abertura dos armários e eletrodomésticos e possibilita a passagem de duas pessoas confortavelmente.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaAtente-se as medidas

A ideia de usar um móvel central na cozinha é incrível, mas esse tipo de projeto não funciona bem em cozinhas pequenas. Nesses casos, o mais indicado é a cozinha com península, que otimiza o ambiente já que o móvel fica encostado na parede.

Em projetos convencionais, a distância entre a ilha e a parede ou a pia deve ser de 70 a 120 cm. Já a altura do móvel deve seguir a mesma altura da pia. Com 75 cm de altura é possível utilizar cadeiras na ilha. Com até 110 cm de altura, o mais indicado é o uso de banquetas.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaConfirme se ela se insere no projeto da cozinha

Ao adicionar uma ilha, você poderá reconfigurar o clássico triângulo geladeira, fogão e pia. Isso porque ela será o lugar ideal para manejar as bocas do fogão ou a pia principal. Ou ainda para instalar uma segunda pia para uma segunda estação de trabalho.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaDeixe o local bem iluminado

A iluminação é outro ponto importante a ser considerado. Para qualquer função que exercer sobre a ilha da cozinha, é preciso que tenha luz direta sobre ela. Neste caso, os pendentes são os mais sugeridos.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaPorcelanato para cozinha com ilha

Para este tipo de projeto, os revestimentos para piso de cozinha são os mais indicados devido ao visual estético e funcional. Mas o quesito estético não deve ser o único a ser levado em conta. Em meio à enorme variedade de tamanhos, cores e texturas para escolher, é preciso optar por um revestimento que facilite a limpeza e a manutenção do projeto.

Abaixo listamos algumas linhas que combinam muito bem com cozinhas de ilha.

Marmi Clássico

O mais atemporal dos revestimentos, utilizado há séculos nos mais nobres ambientes, o mármore é tão versátil quanto clássico. Por este motivo, a Coleção Marmi Clássico está disponível nos formatos 30X60 cm, 60×60 cm, 20×120 cm, 60×120 cm, 60X180 cm e 90×90 cm. Todos eles com resistência ao risco para uso residencial e comercial leve. Ideal para áreas internas, fachadas, bancadas, nichos e mobiliário.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaEcodiversa

A Linha Ecodiversa é uma verdadeira reprodução da mais rara madeira natural, seja pela espécie proveniente ou por efeitos que o próprio tempo causou. A linha traz reproduções comparadas ao desgaste natural da madeira ou ainda a aplicações de pinturas que foram moldadas em formato de pátina.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaGibraltar

Superfícies intensas e relevos expressivos marcam as peças da Coleção Gibraltar. Inspirada na pedra de Gibraltar, um grande rochedo localizado na esquina do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico, sua proposta é transitar em ambientes internos e externos de atmosfera mais rústica, com personalidade e memória.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaColeção pastilhas

A proposta da Coleção pastilhas é oferecer formas, materiais e cores atuais para composições sem limites. Elas podem brilhar tanto sozinhas quanto criar um detalhe charmoso em uma mistura com outros materiais.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaLiverpool

O formato retangular com superfície brilhante e relevo bold das peças da Linha Liverpool combina a tradição e a modernidade da azulejaria presente nas grandes cidades europeias. Com uma cartela de cores já consagradas, as peças são ideais para espaços com design contemporâneo.

liverpoolRio Retrô

Do trabalho artesanal com moldes metálicos, corantes e cimentos para fazer verdadeiras obras de artes em ladrilhos hidráulicos, nasceu a Linha Rio Retrô, um patchwork de desenhos e tons pastéis. A combinação em tons de cinza das peças cria uma linha arrojada e contemporânea com um toque vintage. Os ladrilhos da coleção Rio Retrô ainda podem ser aplicados com junta seca, sem espaço entre as peças, onde a função do revestimento é decorativa.

O porquê de ter uma cozinha com ilhaConcretíssyma

A fusão da matéria fluída do concreto com pigmentos coloridos revela a superfície contemporânea e sutilmente iluminada da Linha Concretíssyma. Para uso em superfícies internas como protagonista ou dividindo a cena com madeira, metal ou pedra. As peças da linha inspiram uma atmosfera urbana e aconchegante ao ambiente.

O porquê de ter uma cozinha com ilha

Ilhas são uma boa maneira de transformar sua cozinha. E se sonhar não custa nada, faça planejado. Faça Tendence.

 

Fonte: Porto Bello

Comentários

comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário